Fatec Taquaritinga cria game para ajudar pessoas com autismo

Compartilhe esta notícia:

Pré-lançamento da tecnologia ocorrerá em evento alusivo ao Mês de Conscientização sobre o Autismo, promovido pela unidade, nesta terça (2) e quarta (3); inscrições abertas.     

O evento em homenagem ao Mês de Conscientização sobre o Autismo, realizado pela Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Taquaritinga, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), nesta terça (2) e quarta-feira (3), vai marcar o pré-lançamento de uma nova tecnologia assistiva.

Desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Engenharia de Software (GPES) da Fatec, o objetivo do game VIDAUT é reforçar nas pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) o aprendizado de atividades da vida diária. “Os desafios propostos no jogo são todos inspirados no cotidiano das crianças da Apae de Taquaritinga. Elas devem desempenhar o passo a passo de tarefas, como escovar os dentes, por exemplo”, explica a professora responsável pelo GPES, Daniela Gilbertoni.

Além da educadora, nove estudantes dos cursos superiores de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet participam do desenvolvimento do game, que ainda está em andamento. A ideia é que o jogo seja disponibilizado em breve para celulares e tablets.

Jogo VIDAUT está em fase de aperfeiçoamento e será disponibilizado em breve para celulares e tablets / Foto: Divulgação

O evento

Gratuito e aberto ao público, o Mês de Conscientização sobre o Autismo na Fatec Taquaritinga está com inscrições abertas exclusivamente pela internet, até a próxima quarta-feira (3). Além do pré-lançamento do game VIDAUT, o evento conta com palestras sobre temas como inclusão por acolhimento, bullying e cyberbullying, entre outros – confira a programação abaixo.

“Estamos buscando aumentar a compreensão sobre o autismo entre nossos professores, alunos e comunidade externa, com o objetivo de promover uma sociedade mais inclusiva, informada e solidária” afirma a diretora da Fatec Taquaritinga, Luciana Aparecida Ferrarezi. “Também queremos proporcionar um espaço para que nossos alunos diagnosticados com transtorno de espectro autista e seus familiares compartilhem experiências, obtenham suporte mútuo e descubram recursos disponíveis na unidade.”

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 90 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).

Compartilhe esta notícia: